HABITAT

ARQUITETURA

Design &

TENDÊNCIA

Fundada pela arquiteta Márcia Buschinelli e pelo designer de interiores Rodrigo Ramos, a Habitat Projetos Inteligentes desenvolve projetos residenciais e corporativos completos, da planta à decoração, pensados para obedecer aos caprichos da paisagem ao redor e aos desejos dos clientes. Além de profissionais antenados, criativos, focados e premiados, Márcia e Rodrigo são pessoas que enxergam a arquitetura e o design como meio de transformação, não só da vida dos seus clientes, como também da comunidade onde trabalham e promovem ações sociais. Em cada página a seguir, você vai se inspirar com as ideias dessa incrível dupla, reconhecida pela arquitetura leve, decoração contemporânea e espaços naturalmente frescos e iluminados. Imperdível! As novidades do Salão Internacional do Móvel de Milão, da Art Basel de Miami e das feiras de design na Suécia e de diversos países do mundo desembarcam todos os anos na bagagem da arquiteta Márcia Buschinelli e do designer de interiores Rodrigo Ramos, que traduzem tudo o que viram em suas viagens para uma linguagem alinhada aos desejos de seus clientes de projetos residenciais e corporativos.

Márcia e Rodrigo comandam, desde 2008, o escritório Habitat Projetos Inteligentes, em Rio Claro. O constante interesse da dupla pelo que acontece no universo da arquitetura e do design, somado ao talento de ambos, já rendeu diversos prêmios, como o Polo Regional (seis premiações), Concurso Nacional de Arquitetura em Gesso, Top Talents de empresas de decoração, entre outros. A Habitat Projetos Inteligentes também foi um dos três únicos escritórios a representar o Brasil na última edição da Marmomac Itália, motivo de celebração de toda a equipe.

Além de referência pelo profissionalismo, a Habitat Projetos Inteligentes tem outra característica marcante, que é a preocupação com a sociedade na qual está inserida. O escritório tem como meta conduzir pelo menos um trabalho beneficente por ano, no qual Rodrigo e Márcia desenvolvem gratuitamente um projeto completo para entidades escolhidas, como igrejas, associações de amparo à criança, delegacias, entre outros.

Márcia e Rodrigo Habitat Projetos Inteligentes

Márcia Buschinelli

“Meu interesse pela arquitetura surgiu muito cedo. Ainda criança, já me interessava pelas propagandas de apartamentos à venda no jornal. Percorria toda a planta, me imaginava no espaço e criticava quando enxergava uma distribuição melhor. Naquela época, já comprava revistas de decoração e esboçava os primeiros desenhos.

Aos 12 anos, decidi que queria ser arquiteta e, aos 17, em 1994, ingressei na PUC-CAMPINAS. No 2º ano fui monitora de linguagem visual e de instalações nos primeiro anos de faculdade. No 4º ano, estagiei na construção do parque Hopi Hari, onde tive o primeiro contato com arquitetura cenográfica. No 5º ano, estagiei em um escritório de arquitetura em Rio Claro. Neste último ano de faculdade, tive o privilegio de ser orientada pelo arquiteto Eduardo Lima, que trabalhava com projetos residenciais e comerciais, exatamente o que eu queria fazer na minha vida profissional.

Todas essas experiências me deram confiança para abrir meu próprio escritório, em 2001, em Rio Claro – SP. Pouco tempo depois, em 2006, em uma mostra de decoração, conheci o Rodrigo, meu ‘’vizinho’’ de ambiente. Da amizade nasceu, em 2008, a Habitat Projetos Inteligentes. Começamos a dividir o mesmo escritório e passamos a oferecer um trabalho muito mais completo de arquitetura e design de interiores para os nossos clientes. Ouvimos com cuidado todos os seus desejos e traduzimos estes sonhos em projetos. Somos responsáveis pela qualidade de vida das pessoas que vivem ou passam pelos ambientes que executamos.

Amo a minha profissão e concilio com equilíbrio a vida profissional e pessoal. Sou casada há 20 anos, tenho dois filhos e tudo que mais gosto é estar com a minha família. Minha paixão é viajar, poder conhecer diferentes culturas, descansar e estudar outras formas de arquitetura’’.

Rodrigo Ramos

‘’Desde criança minha mãe falava: ‘menino, você não anota nada sobre as aulas, só tem desenhos nos seus cadernos!’.

Anos depois, a vocação para os desenhos e para a arte norteou minha busca pelo futuro profissional. Iniciei com o curso de Arquitetura , em 1997, na Universidade de Cuiabá. Nesse período, fiz estágio com a renomada decoradora Sonia Nasrala, que despertou meu interesse para o design de interiores. Naquela época tudo era feito a mão e eu amava a prancheta. Tudo era mágico: os traços as perspectivas… Eu conseguia transformar a realidade que via no papel em arte e isso me deixava muito satisfeito. Assim, em 1999, transferi o meus estudos para o curso de Design de Interiores em Ribeirão Preto, no Centro Universitário Barão de Mauá. Naquela época também fiz muitos cursos de aperfeiçoamento no Brasil e no exterior e concluí, em 2003, minha formação na cidade de Campinas, quando me filiei à Associação Brasileira de Designers de Interiores. Em 2004, me estabeleci definitivamente em Rio Claro e, em 2006, conheci a Márcia. Logo no inicio já percebi a alta qualidade do seu trabalho e pouco tempo depois decidimos que trabalharíamos juntos, aliando a capacidade imensa da Márcia em distribuir espaços confortáveis e bem definidos ao meu instinto de transformar ambientes com funcionalidade, estética e ergonomia. Abrimos as portas da Habitat Projetos Inteligentes com uma proposta diferenciada.  Projetamos tudo e acompanhamos cada detalhe até o ultimo complemento decorativo. Dessa forma, conseguimos deixar os ambientes ainda mais personalizados e funcionais para o morador.

Naturalmente curioso e instintivamente insatisfeito com o comum, vou todos os anos ao Salão do Móvel de Milão e em outras feiras de design pelo mundo. Lá vejo tendências e novidades. Acho que viajar também é uma excelente reciclagem. A forma com que as diferentes culturas trabalham o design me inspira a pensar diferente.

Um item sempre presente em meus projetos é a ergonomia. Em 2008, fiz curso na Áustria para otimização de espaços em mobiliário e capacitação para projetar para a terceira idade. Foi simplesmente fantástico e cada vez mais tento me enxergar na pele dos clientes e, principalmente, na forma com que cada ambiente interage com o morador. Essa relação tem que ser sempre fácil e prazerosa.’’

CONTATO

 

Ícone de celular

55 19 3534 8724

Ícone de local

Rua 9, 411, sala 21, Cidade Jardim, Rio Claro - SP

Ícone de e-mail

habitatpi@habitatpi.com.br

SE PREFERIR, ESCREVA-NOS ATRAVÉS DO FORMULÁRIO ABAIXO